2012/11/28

Arquitetura Nômade

Arquitetura Nômade

Eduardo Paes
Washington Fajardo

Publicado no jornal O Globo em 20/04/2012

Há uma proteína no DNA no Rio de Janeiro que é muito rara: ousadia. É só olhar para a cidade, que nos últimos tempos se transformou em um canteiro de obras. É preciso ter paciência, é verdade. Mas o término do conjunto de intervenções que a prefeitura está promovendo vai reposicionar a Cidade Maravilhosa no século XXI. Estamos paulatinamente corrigindo a assimetria da qualidade dos serviços públicos: mobilidade, saneamento, equipamentos de saúde e educação, revitalização de espaços públicos. Estamos criando uma nova rede, mais bem distribuída e com maior coesão e eficiência. É o fim da cidade partida.

O planejamento para os Jogos Olímpicos é criterioso e segue muito bem. Ele é rigoroso, mas não é rígido - é flexível, aberto a inovações e a soluções ousadas e criativas. Está no nosso DNA, é só checar a história. A cidade do Rio já desmontou morros e com a terra fez aterros e aeroportos, construiu parques, abriu avenidas, redesenhou paisagens, edificou estátuas a 700 metros do nível do mar, uniu morros com bondes, afastou o mar e fez a maior obra paisagística do mundo: o Parque do Flamengo.

Os projetos para as Olimpíadas começam a se desenhar com base na premissa fundamental de construção de um legado. Os Jogos devem e vão servir à cidade. E queremos elevar essa capacidade olímpica de transformação à máxima potência. O que estamos propondo em termos de legado é um conceito totalmente novo, que acreditamos ser revolucionário, e cria um novo paradigma para a própria mecânica de produção das Olimpíadas - é a Arquitetura Nômade. Inteligência carioca pura.

Qual o sentido de edificar um prédio para ser usado por, no máximo, 30 dias? Ou de construir um espaço esportivo com número máximo de assentos necessários para o período de pico de lotação que, passado esse período, não conseguirá manter nem metade do público? Ou ainda projetar uma estrutura totalmente desconectada do perfil do bairro? Tamanho e localização são dois vetores fundamentais nesse processo.

Um aspecto decisivo para a vitória da cidade para sediar os Jogos Olímpicos de 2016 foi a de já ter uma quantidade de equipamentos esportivos. Alguns deles são urbanisticamente regeneradores, como o Engenhão; outros são importantes, mas trazem em si baixa contribuição urbana, como o Parque Aquático Maria Lenk. E se fosse possível fazer com que os prédios andassem, mudassem de formato ou de lugar? Então o velódromo do Parque Olímpico, na Barra, poderia se transformar em um Ginásio Experimental Carioca, em Anchieta. O complexo de tênis poderia virar uma biblioteca na Maré. A arena de lutas poderia se transmutar em um teatro na Região Portuária.

Isso é exatamente o que estamos propondo e queremos fazer. A cidade vai investir em novos prédios para eventual uso esportivo que, passada a utilidade olímpica, vão se reposicionar na cidade e ter sua finalidade convertida em algo que agregue valor e seja realmente útil ao dia a dia e à vida do carioca.

Na década de 30, Le Courbusir já falava em novos modos de construir. Há tecnologia para isso no mercado atual da engenharia civil. O mundo vive um novo limiar para a arquitetura com processos de pré-fabricação digital cada vez mais eficientes e de baixo custo. Não é simplesmente desfazer uma estrutura temporária ao final da competição. Vai muito além. Hoje, é possível desmontar prédios e reerguê-los com novas funções em outros lugares, onde façam mais sentido, em um tempo razoável e com custo otimizado. É possível, e necessário, trabalhar com os conceitos da reutilização de materiais, em projetos de menor impacto ambiental. Modernidade, sustentabilidade e novas tecnologias. Esta que estou chamando de Arquitetura Nômade busca conexões mais sinérgicas com o futuro e com as verdadeiras demandas das comunidades.

A Olimpíada não trata somente de esporte e não é só para o atleta. Ela significa mais equipamentos e serviços públicos de qualidade para a população do Rio. E é justamente por sua abrangência que as Olimpíadas são tão importantes para nossa cidade e foram tão desejadas. O Rio de Janeiro é hoje o centro urbano mais provocador do mundo, e os Jogos de 2016 devem espelhar a nossa ousadia. Afinal, ousadia está no DNA do Rio.


Eduardo Paes é Prefeito do Rio

Washington Fajardo é Secretário de Patrimônio Cultural, Intervenção Urbana, Arquitetura e Design

mais em:

artigo Revista Época

9 comentários:

  1. Anônimo1:29 AM

    wonderful post, ѵerу informative. I'm wondering why the opposite specialists of this sector don't realize this.
    You shοuld proceed your writing. I'm sure, you've a hugе гeaԁers' base already!

    Also visit my web blog: http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

    ResponderExcluir
  2. Anônimo10:58 AM

    Hello there, You haνe done an excеllent job.
    I will сertainly ԁigg it and personallу suggest tο my friends.
    I'm confident they will be benefited from this web site.

    my blog post ... www.robotgroup.com.ar
    my web page :: please click the Next web page

    ResponderExcluir
  3. Anônimo1:17 AM

    Іnfоrmativе article, exactlу what I nееded.


    Here is my ρage click the up coming post
    my page :: silkn sensepil review

    ResponderExcluir
  4. Anônimo2:55 PM

    Hello! Somеone in my Facеbooκ gгоup shaгеd this ѕite with us so I сame to chеck it out.
    I'm definitely enjoying the information. I'm book-marking and will be twееtіng thiѕ tο mу followеrs!

    Terrіfіc blоg and superb design.

    Herе іs my site :: relevant internet page

    ResponderExcluir
  5. Anônimo7:14 AM

    ӏ ԁеlight іn, геsult in I found exаctly whаt I uѕеd to bе taking а loοk for.
    You have ended mу four dаy lοng hunt!
    Gοԁ Bless you man. Have а
    gгeаt dау. Bye

    Feel freе tо surf to my web-site; highvolumextnt.com
    Also see my webpage - user-pic

    ResponderExcluir
  6. Anônimo1:16 PM

    Link exchange is nothing else except it is only ρlaсing the other person's web site link on your page at proper place and other person will also do same in support of you.

    Review my weblog; Http://Www.Wiki.I-Rpg.Net

    ResponderExcluir
  7. Anônimo1:30 PM

    Thаnks a bunch for sharіng thiѕ with all
    folkѕ yοu rеally гecognize whаt you're speaking about! Bookmarked. Please also discuss with my website =). We could have a link alternate contract among us

    Here is my web blog: sfgate.com
    Also see my site: v2 cigs reviews

    ResponderExcluir
  8. Anônimo5:42 PM

    http://kasicezabebe-recepti.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Venha ser nosso parceiro! Veja como funciona o WebDireta:
    http://www.webdireta.com.br/funciona.php?lcssto
    Não perca tempo! Cadastre-se gratuitamente agora mesmo:
    http://www.webdireta.com.br/afiliados.php?lcssto

    ResponderExcluir